31.5.04

Níver - 31 de maio

Festinha legal. Graça ligou. Marta também. Mas o mais surpreendente foi Rafa. Uma galera apareceu lá em casa. As fotos estão no fotolog de Bernardo (esse BJ aí do lado). Depois posto alguma coisa aqui, agora estou sem tempo. Passamos o domingo preparando as coisas. A galera começou a chegar no fim da tarde e ficou até perto de meia-noite. Valeu quem lembrou. Não consegui falar com algumas pessoas. Foi mal Valeria, Erica. Perderam.

24.5.04

Release do dia/ Lucía Hornes

Coordenadora da Rede Latino Americana de Educação Popular Entre Mulheres (Repem), a uruguaia Lucía Hornes esteve no Recife para conhecer o Orçamento Participativo implantado pela atual gestão da Administração Municipal. Ela ficou impressionada com a quantidade de mulheres presentes à plenária da última sexta-feira, na Imbiribeira, e elogiou a iniciativa da Prefeitura de abrir um espaço para se escutar as demandas da população.

- Dá para perceber a necessidade de falar que essas pessoas têm e é interessante que elas acabam falando sobre assuntos que nem são normalmente resolvidos pelo Município. Não conheço outro lugar em que a população solicite emprego para os governos locais -disse ela, impressionada por entre as opções de votos existir Trabalho e Renda (que é, como a questão da Segurança, assunto prioritário dos Governos Federal e Estadual).

A entidade representada por Lucía agrega 140 ONGs e foi criada há 21 anos. Em Montevidéu, o Orçamento Participativo funciona de maneira diferente do recifense e não conta com a participação direta da população, já que são eleitos conselheiros (como era feito no Recife, antes da gestão de João Paulo). O modelo existente aqui foi considerado muito positivo e a liderança viu diversos pontos positivos na maneira em que o processo está sendo realizado.

- Antes a gente não discutia. O OP nos faz sair de casa e discutir questões de nossas cidades. É bonito ver o setor popular vinculando Saneamento à Saúde, como acontece aqui. Emocionou-se a liderança.

A coordenadora do Repem veio a Pernambuco à convite da Prefeitura do Recife, através da Coordenadoria das Mulheres. Ela pretende fazer um estudo comparando a participação feminina nos processos participativos das cidades de Montevidéu, Porto Alegre e Recife. Lucía acredita que as experiências de Orçamento Participativo brasileiras são importantes para que outros países da América Latina repitam o que está acontecendo no nosso País.

- O Brasil é modelo por ser o maior de todos e as boas experiências daqui já estão sendo adotadas (com adaptações) em diversas cidades do continente.

22.5.04

Política

Discutir Política no Brasil está tão foda que estou com vontade de estudar Government Management, lógico que bem longe daqui. Estou tentando fazer um paralelo entre as administrações João Paulo e Lula há três dias e só faz crescer o texto. Fechamento nada. E olha que sou um jornalista sem pruridos que adora cortar e editar, deixando as coisas facinhas para o leitor. O resumo da ópera em poucas linhas: as duas administrações não conseguiram se impor, (porque a expectativa é grande, claro!) mas muito pela postura petista de governar. O Imperador precisa dar uma virada como a de João Paulo (iniciada já no Segundo Tempo) para não ser uma decepção como Miguel Arraes de Alencar em Pernambuco.

19.5.04

Perda

Poucas vezes eu falei. Também num tem como os outros entenderem. O grito que Marta deu chegando em casa entrou pelo meu estômago. Era a verdade chegando sem bater na porta.
Tinha passado a manhã tentando estudar para a prova de inglês. A falta de palavras de Maria tinha me dado o ódio e muito rancor. Mas ainda não tinha a certeza da perda.
As empregadas já sabiam durante toda a manhã. Mas não tiveram a coragem de falar. Nem eu a de entender. Mesmo com todo aquele clima. Só Marta nos trouxe para a realidade.
- Foi minha mãe ou meu pai?
Eu já sabia a resposta. Dia 23 de maio de 1989. A missa de sétimo dia foi no meu aniversário. Que idéia? Ainda teve bolo se não me engano!?
A verdade é que realmente a dor passa. A saudade continua. E eu estou até com vontade de fazer festinha esse ano. Coisa que não tenho desde os cinco anos, quando Rico e Dudu (quem diria que os dois se tornariam procuradores?) assustaram todas as crianças do Capibaribe com a brincadeira de Morde-Canela.
---------------------------------------------------------
O desejo de que todos que perdem alguém querido de verdade tenham o apoio e o carinho dos próximos como a gente teve naquela época.

18.5.04


Olha o leãozinho... Posted by Hello

Chico Posted by Hello

15.5.04

Procurando por Juliana Paes Nua ?

Juliana Paes, nua, chega às bancas. A Jaqueline Joy de Celebridade é capa da Playboy de maio. Juliana Paes Juliana Paes Juliana Paes fotos da juliana paes nua na playboy
fotos da juliana paes nua na playboy fotos da juliana paes pelada na playboy

Pronto. Para a galera do 5 x1 ficar feliz alguém podia botar o link como comentário? Eu já vi e já me esqueci. Por sinal sobra mulher, mas num tiveram nem um pouco de esforço para colocar em umas locações legais. Foi tipo assim, ninguém vai notar o que está por trás mesmo?!

Assim eu mato minha curiosidade se o que Carlos escreve em cima do blog dele realmente fazem com que aumente o número de visitas. Pena que só tive a idéia agora.

13.5.04

Chico e Che

Diarios da Motocicleta é um filme muito simples. Os sentimentos que temos, como reclamava um colega meu, ficam sempre dentro de um padrão próximo ao que estamos acostumados a vivenciar em nossas vidas.

As minhas reflexões iniciais, ainda durante o filme, foram extremamente bobas e pessoais.

Primeiro me lembrei da opressão que o Brasil também causa no lado mais fraco da América Latina. E de minha arrogância adolescente, nos Estados Unidos, desprezando um equatoriano que se vangloriava de em seu País existirem mais de 50% das espécies da pássaros do mundo.

"E eles ficam só do lado de lá da floresta é?!"

Depois fiquei pensando na relação dele (Che) com os pobres, afinal o cara tinha saído de uma Argentina que era um País (até alguns anos atrás me parece que era assim, e ninguém ache que estou comparando com Estados Unidos porque aquilo ali é excesso de dinheiro) que tinha um padrão de vida bem razoável.

Jampa sempre fala em como a gente cria calos que acabam nos deixando menos sensíveis aos dramas cotidianos. Che saiu de fora. Esse choque pode ter sido muito importante para criar toda aquela figura destemida.

Recebi uma senhora com quatro filhos há duas semanas atrás pedindo comida. A primeira frase que eles ouviram (de Chico) foi que ele e os amigos iam tomar banho de piscina lá atrás. Era óbvio que ele estava afim de chamar aqueles pirralhinhos pretos para o banho na piscina de plástico.

Mas me senti satisfeito porque a vizinha me ouviu dizendo que só não tinha arroz e eles poderam comer uma refeição bem completinha, na sombra do Pau-Brasil: feijão, frango assado (metade de um), meia palma de bananas e arroz oferecido pela senhora que mora ao lado. Fiquei com uma certa vontade de conversar com ela, estava muito aberto naquele dia, mas ela num mostrou muita abertura e nem isso rolou.

Chico vai então criando esses calos, desde já, que afinal são bastante práticos na nossa vida cotidiana.

Nós e eles

"Diários de Motocicleta" nem chora o que passou nem é um manual de como ser herói em tela grande e em 120 minutos. Heróis, mostra Walter Salles, não se fazem com bravatas. Heróis são os que agem de moto próprio. Os que têm apenas duas mãos, um sentimento do mundo e, às vezes, até mesmo a respiração frágil, como Ernesto. Mas com isso, não mais que isso, um dia jogam fora as luvas do preconceito, cruzam o rio, chegam ao próximo e mudam o rumo da história. A diferença entre eles e a maioria de nós é pequena, mas decisiva. Nós amamos "nosso mundo", eles amam "o mundo de todos"; nós amamos "nossa vida", eles amam "a vida". Por isso, a eles, somente a eles, concedemos a glória e a imortalidade que o tempo não corrompe.Enfim -e sem mais- um filme primoroso na intenção e no feitio; um filme digno da memória do comandante; um filme que honra o cinema; um filme à altura de Walter Salles.

-----------------------------------------------------------------------

Jurandir Freire Costa é psicanalista e professor de medicina social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É autor de, entre outros, "Sem Fraude nem Favor" e "Razões Públicas, Emoções Privadas" (ed. Rocco). Escreve esporadicamente na seção "Brasil 504 d.C.".

-----------------------------------------------------------------------

Saí do filme pensando em escrever sobre, mas infelizmente fui intoxicado por esse e-mail fuderoso que Bernardo mandou. Resumo-me a minha insignificância então e ressalto que Jurandir Freire Costa não só fez parte da banca de Julia como elogiou-a pra caralho.

10.5.04

Mais uma burocracia

Me increver para uma bolsa no Conselho Britânico.

9.5.04

Gastronomia

Sexta-feira

Jantar Libanês - Natasha, Pedro, Kleber, Carlós, Julia, Inalda, Paulo, Tuti e mais. Humus, Pão Sírio, Robalo do líbano, arroz com cebola caramelada.

Sábado

Feijoada de Daniel e depois mais cachaça no Níver de Marina - Muita cerveja.

Domingo

Vatapá de Dia das Mães - Perfeito

Segunda-feira

Regime. Urgente!

6.5.04

Nada contra Cecils

http://vamuveresse.blogger.com.br/

Mas vai ser divertido se a gente conseguir deixar um monte de comentários num post sem assunto algum (ou quase nenhum) de Faccenda. É pra passar de 100. Cecils já deve estar nos 60 com a polêmica do Mombojó.

Farofadebolao e cabecademaracana

São os nomes dos blogs de Rosinha e Alice. Massa né? A cara delas. Fiquei com a maior saudade de ir andando ver o Vasco jogar. E com a maior vontade de postar uma receita de caldeirada que ainda nem tenho, mas que vou fazer no dia 30 (não Inalda, meu aniversário é 31. É porque o domingo é no dia anterior). Minha mãe nunca decorou, todo ano tenho que arrumar um motivo para lembrar ela. Caso contrário passo constrangimento de festinha surpresa antecipada (essas coisas).

Queria ensinar umas coisas, mas num tenho nível para isso.

O portfolio de Mateus: www.mateusmcb.kit.net
Rosinha: www.cabecademaracana.zip.net
Alice: www.farofadebolao.zip.net

2.5.04

www.aportadarua.blogspot.com

Vejam a polêmica da semana no site de Cecils. Pai acusa jornalista de ter distorcido reportagem sobre as Mombojetes. Estagiária da Folha retruca dizendo que ele falou que vai acabar com a vida dela. É mais um capítulo da novela estagiários pirralhos e inexperientes do jornalismo pernambucano. O cara pode ser desequilibrado, mas os profissionais é que têm obrigação de se sair dessa situação. E pena que tenham duas meninas muito novas envolvidas na confusão.

www.ooxymore.blogspot.com

Jampa fez um texto sobre meus exageros. Digamos que ele não foi tão elogioso como esperaria. Fica me chamando de gordo toda hora (gordinho é coisa de viado). Mas eu achei massa de ler. O endereço é esse ai em cima.

Estou chateado por não ter dado um abraço em João antes dele viajar. Vê se tu abriga meu amigo ai Jamps, depois que ele acabar com esse negócio de querer ser dançarino.

Lendas que meu exagero criou:

O Rio de Janeiro é a única cidade onde posso ser feliz;
O Rio de Janeiro é a pior cidade do mundo;
Jampa roubou a mulher do meu irmão;
Jolli entrou em coma alcoolico na Lagoa do Bonfim;
Marcelo Campelo ia morrendo em um passeio de bicicleta comigo (e quem mais?);
Valeria foi o grande amor da minha vida;
Não, na verdade, Maria que foi;
Paulo Francis Vai Pro Céu é a melhor banda de Rock and Roll da cena atual;
Jesse Zimmerman nem era tão bonita assim;
Eu também nem fui tão apaixonado por ela;
Gildson Oliveira é um bom profissional;
Rosario Pompeia é uma pessoa ética (eu é que cometi o crime de não ter esfolado o cu dela);
A gestão do PT no Recife é fantástica;
A gestão do PT no Recife é horrível;
Julia? Quem é Julia?

Agora falando sério. Eu queria lhes falar. Vou ver se visito Marcelo hoje. Felipe S (meu ídolo, pedi para fazer parte do blog das mombojetes, mas elas não deixaram - Você é frango? Não. Então não pode) disse que ele devia sair hoje do Hospital e que o cara estava com um videogame bem legal. Ou seja, ele deve estar se recuperando direitinho.