30.9.04

Jaboatão dos Guararapes (Pesquisa Istoé)

Geraldo Melo - 37%
Newton Carneiro - 22%
Paulo Rubem - 12%
Pedro Paulo - 12%
Doutor Ulisses - 6%

É lógico que a distância é grande, mas Newton Carneiro tem militância? Eu nem sei o partido dele, muito menos o número. E o povo de Jaboatão muito menos. O de Paulo Rubem é mais fácil de lembrar, pois todo mundo associa João Paulo e Lula ao candidato. É 13. A boca de urna de Pedro Paulo vai ser forte. Geraldo Melo tem chance de ganhar no Primeiro Turno. Mas acho que vai dar um empate técnico entre segundo, terceiro e quarto lugares (quem chegar aos 15% passa para a briga final). Eu gostaria de fazer boca de urna lá em Jaboatão. Mas o meu cargo (de presidente de Sessão Eleitoral) não permite. Boa sorte para Luciene e o candidato. Eles vão precisar!!!

Com esse post encerro minha contribuição eleitoral. Acho que todo mundo está sem agüentar feito eu. Só volto ao assunto caso tenha Segundo Turno em Jaboatão, pois aqui se tiver eu vou acabar virando pó. Por sinal deu uma diferença mínima em Recife: 47% X 45%. É para se trabalhar muito.

Aos queridos Costa Lima

Debate necessário

Cala a boca já morreu, mas a gente também não pode deixar de falar com os que nos são tão próximos. Um dia desses Daniel me pediu uma bandeira de João Paulo para colocar na frente da casa dele, e de Dona Jaci. Ontem tive de responder comentário de Kátia Telles que saiu no jornal. ?A Inversão de Boa Viagem foi uma medida inócua porque não beneficiou ciclistas e pedestres?.

Ela não sabe nem onde pisa.

Fico até feliz de pela primeira vez (em minha vida) o PSTU descer do salto para falar objetivamente, mas gostaria de enfrentar debate mais ácido. Se o prefeito João Paulo repete uma preocupação em seus discursos é com os que não têm dinheiro para pagar passagem.

É claro que entre detectar o problema e a execução existem diversas barreiras, mas vamos tentar responder essa ínfima questão.

A Inversão de Boa Viagem foi feita pensando sim nos pedestres. Por exemplo, todas as travessias na Conselheiro Aguiar, Domingos Ferreira e Avenida Boa Viagem são realizadas no vermelho dos semáforos. É uma medida simples. Só foram colocadas faixas de pedestre nos lados das ruas em que não entram veículos das transversais. Com isso, as pessoas se acostumam a atravessar sem competição de carros e acontecem menos atropelamentos.

Agora, não dá para negar que quase 500 mil pessoas que circulam por Boa Viagem em carros e ônibus (a grande maioria) estavam perdendo tempo paradas em engarrafamentos, que diminuíram sensivelmente. Foram eles os grandes beneficiados por essa ação.

Já a Ciclovia Orla, que liga Brasília Teimosa a Boa Viagem, beneficia cerca de 1.500 ciclistas. É uma obra pequena, mas que facilita a vida dos moradores da comunidade que trabalham no bairro vizinho e que pode se tornar uma alternativa para os turistas, de conhecer essa parte do Recife que sempre era visitada apenas na ocasião da companhia de um recifense.

Dá para perceber o que está se imaginando? Alguns têm medo que Brasília Teimosa vire alvo de empresários que tirariam lucro e esqueceriam a alma do lugar. E incentivar as pessoas a chegarem ali de bicicleta é tentar levar mais gente, mas um visitante que não venha entupir as ruelas e sim ouvir o canto do mar e comer um camarão e (quem sabe) entender o encanto daquele lugar.

Outra obra que a Prefeitura do Recife inaugurou recentemente foi a da Ponte Gregório Bezerra. O fato é que ao contrário do Viaduto Joana Bezerra e da Joaquim Cardoso ali existe, além de passeio para pedestres, área reservada para ciclovia.

É claro que atualmente só quem utiliza são os moradores do Coque, já que ali é uma das áreas mais violentas do Recife. Mas se continuarmos elegendo administradores preocupados com o desenvolvimento sustentável e urbano aquele local pode vir a se tornar valorizado, pela sua localização. A barreira social é gigante, mas existem planos de fazer a ciclovia (que começaria na Torre) chegar até a Casa da Cultura e Boa Viagem.

Ainda resta a responder o que imagino que tenha sido o ponto de partida para esse comentário feito por Kátia Telles: a travessia da Herculano Bandeira. O crescimento das cidades gera problemas que exigem soluções. Um desses é o das vias que aumentam o fluxo de veículos e dificultam a vida dos pedestres. Para isso, a Física atual nos dá três possibilidades: túnel, passarela ou continuar calculando tempo de semáforo para equalizar a travessia dos pedestres e a passagem dos veículos.

A Prefeitura do Recife decidiu que a melhor solução para a Herculano Bandeira é uma passarela, colocou uma provisória, mas atendeu ao pleito da população e mantém o semáforo existente no local em funcionamento.

Ali o problema é simples. 300 mil passam em seus veículos ou em ônibus. Outros 10 mil atravessam a rua a pé. É claro que a maioria vai vencer, mas a minoria pode ganhar também se lideranças inteligentes travarem um debate sério e conseguirem exigir que a passarela definitiva tenha funcionamento adequado. Elevador não é suficiente? Então exijam uma esteira rolante. Se o Aeroporto tem direito, o Pina também deve ter.

É claro que quando falo de lideranças sérias não me refiro a Elides Queiroz, mas gostaria de vir a falar de Kátia Telles (que ainda tem muito a aprender).

Alternativa de esquerda não é o PSTU.

Me orgulho de ter votado no deputado federal Chico Alencar, que é o líder do grupo independente do PT no Congresso Nacional. Me lembro como ele, antes da eleição, já falava em ?lutar para colocar mais vermelho no Governo de Lula?. Aqui em Pernambuco o representante desse pessoal chamasse Paulo Rubem Santiago e é candidato a prefeito de Jaboatão, com chances de chegar ao Segundo Turno.

Protesto sério é ir passar o próximo domingo em Jaboatão. Em Recife, a vitória precisa ser no Primeiro Turno para João Paulo ter direito de dar uma guinada mais à esquerda na sua administração. E eu vou ser o primeiro a pedir para que o prefeito, assim que reeleito, reveja sua posição em relação à segunda maior cidade do Estado. Pois se ele não se sensibilizar com um candidato que toma decisões contrárias ao Governo Federal, 600 mil pessoas serão com certeza suficientes para lhe levar a solicitar dinheiro e apoio para um possível confronto entre Paulo Rubem Santiago e Geraldo Melo.

Paulo Rubem é 13.

27.9.04

Mais uma semana...

Como vocês podem ver pelos últimos posts as eleições estão dominando minhas atenções. Mas eu juro que sou um ser humano normal. Eu acho que a Câmara de Vereadores devia fechar, ou pelo menos virar uma coisa feito nos Estados Unidos em que ninguém recebe para ir lá votar duas ou três vezes por mês. Mas vou trabalhar mais uma semana para garantir essa vitória que ainda não está tão certa. Podem notar, em nenhuma pesquisa os índices saem da margem de erro.

Enquanto isso, todos os dias vou dormir pensando em férias... Japaratinga... Aeroporto... Smiles (estou quase completando minha primeira passagem gratuita)... Pão de Açucar... Chopp... Urca... Minha irmãzinha chega sexta mas ainda não tive muito tempo de pensar nisso. Devia pelo menos ter perdido uns dez quilos para recebe-la. Mas não deu, culpa do prefeito João Paulo. Chico está doente (febre, depois de tomar banho de mar em Brasília Teimosa e pegar o rescaldo das ondas no dique), vou ficar com ele. É tão gostosinho o dengo dele que nem fico muito preocupado, parece que por uns dias ele volta a ser um bebezinho calmo.

Até a febre do menino tem conteúdo político. That sucks.

Ps: Fotos e mais fotos nos jornais pernambucanos do grande vitorioso da Regata Recife-Fernando de Noronho, o barco Ave Rara comandado pelo grande Gustavo Peixoto (é esse mesmo o sobrenome dele Rosinha?). Ainda chego lá em Noronha, pode não ser em primeiro lugar, mas ainda chego lá.

PESQUISA IBOPE

João Paulo - 48%
Cadoca - 25%
Joaquim - 11%
Raul Jungman - 3%
Conde - 2%
Irmão Araujo - 1%
Silvio Costa - 1%

26.9.04

DATALIBA

Saíram as previsões do vereador Liberato Costa Junior. Com isso, já posso fazer minha aposta. Xandinho está participando de um bolão (R$5,00). Mas ainda não sei se vai dar para participar. Os votos inteligentes: Dilson (é o melhor e precisa ganhar corpo para sair candidato a deputado federal!), Luciana Azevedo e Helvecio (estão na briga de foice com muitos candidatos ruins e mereciam se eleger), Waldemar Borges e João Freire (Wal é um ótimo candidato e João pode vir a ser o primeiro representante moral da minha geração) e Paulo Dantas (vai ser um crime se ele não se eleger. Médicos, uni-vos!)

PT/PSC/PSL/PTC
Dilson Peixoto, Jurandir Liberal, Josenildo Sinesio, Luciana Azevedo, Helvecio, Henrique Leite (que merda! Mas só Osmar não se eleger já está de bom tamanho), Gilberto Luna, José Antônio, João Arraes e Danilo Cabral.

PMDB/PFL/PSDB
Liberato (será que ele consegue mesmo?), Jorge Chacrinha (o maior criminoso da Câmara), Paulo Roberto, Heraclito, Priscila Krause, Gustavo Negromonte e Paulo Muniz (três pirralhos, mas talvez sejam menos ruins do que os anteriores).

PTB
Antônio Luiz Neto, Roberto Andrade, José Neves e Rogério de Lucca (só pela passeata que fez em Brasília Teimosa, deu a maior moral para ele).

PL
Maguary e Cordeiro de Deus (os campeões do adesismo devem se manter).

PAN/PT do B
Coronel José Alves

PSDC
Luiz Vidal e Aline Mariano

PDT
Alberto Salazar (ninguém gosta dele na Prefeitura, mas está com o nome na cidade inteira e deve ganhar do inespressivo Valdemis)

PSC
Rafael de Menezes

PPS
Waldemar Borges (João Freire briga para ser o primeiro suplente, que lhe deixaria com uma boa chance de assumir. Caso Wal seja secretário ou saia candidato em 2006. Quem sabe o PPS não faz o vice-governador na chapa do PT e do PMDB: João Paulo, Wal e Jarbas seria forte pra caramba. Mas é meio irreal, ainda).

PMN
Silvio Costa Filho (outro que é pior do que tudo!) e Sergio Magalhães

PP/PTN
Eriberto e José Carolino

PV
Daniel Coelho (só para não colocar o meu pesadelo: Augusto Carreras)

PC do B
Vicente André Gomes e Paulo Dantas (esse merecia continuar, será péssimo se Vicente tirar a vaga dele).

24.9.04

Vereador

É impressionante como a eleição para vereador vem sendo desprezada pela mídia recifense. Até aquelas previsões malucas feitas normalmente por um velhinho estilo Liberato Costa Junior pouco têm sido vistas. Quem, como eu, trabalha na Prefeitura sabe o quanto esses caras são importantes. Leia isso pelo lado mais negativo que você possa imaginar. É que é raro um cara desses caras vir fazer uma proposta dentro da Lei.

Mas a verdade é que estou pensando que a Câmara de Vereadores deve melhorar um pouquinho em 2005. Diminuir a verba que recebe já foi uma medida interessante (meio porcento a menos do orçamento da PCR, além de três representantes cortados também). Para se ter idéia, o que vai ser cortado é quase meio milhão por mês.

Para mim, existem três possibilidades dentro dos limites da ética (que já é tudo numa eleição).

1- Votar em um dos candidatos do PT (excluídos Henrique, Osmar). Dilson eu acho o melhor voto, mas até por isso deve ser o mais votado. Luciana Azevedo, Helvecio, Josenildo também merecem se eleger. Tem outros que gostaria de conhecer melhor como Miguel Correia e Augusto do PT. Particularmente, não gosto de Humberto Costa e por isso excluo os candidatos dele da minha lista. Mas esses caras vão fazer parte de uma coligação gigante que tem um monte de malas e não adiantaria todo mundo votar em Dilson, além disso voto na legenda 13 é praticamente um voto errado (pode-se estar elegendo Ronaldinho, Antonio Oliveira, Gilberto Luna).

2- Paulo Dantas me parece o melhor candidato da coligação do PC do B, que também é grande e inclui um monte de gente mala.

3- João Freire e Waldemar Borges são representantes do voto útil. É que no PPS não tem muita chance do último eleito pela coligação ser um mala que você odeia. A verdade é que muito provavelmente só quem vai se eleger é Wal, que é um dos melhores vereadores da base de João Paulo, e se Johny ficar em segundo também vai dar apoio ao prefeito (ele me diz que quem é brigado com o PT é o pai dele).

18.9.04

Meu casaco de general

Encontrei recentemente o assessor de Terezinha Nunes. Muito gente boa, Filipe ficou comparando o nosso (excessivo) ritmo de trabalho com o de Thales, que até recentemente era o responsável pela parte de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública. Se é uma loucura o trânsito, cuidar das polícias é um trabalho quase impossível.

Mesmo assim (e até por isso), gostaria de poder sugerir ao secretário João Braga a leitura do livro Meu Casaco de General, de Luiz Eduardo Soares. É que as estruturas de poder nas diversas coorporações policiais cariocas descritas no livro são a única tentativa de explicação que consigo imaginar para o que está acontecendo em Pernambuco.

Acredito que Braga e Jarbas realmente não soubessem das investigações que vinham sendo feitas pelos três policiais da Casa Militar (e por um foragido). Só acho uma pena que eles não tenham tido uma atitude enérgica de imediato. E espero de coração que passada a eleição o Governo do Estado venha se redimir da maneira como está tratando esse episódio.

A nota publicada hoje nos jornais foi uma vergonha.

Enfrentar o problema da Segurança Pública de frente em Pernambuco é trabalho para alguns anos. Braga me parece que tem todo o traquejo e a biografia necessários para conseguir unir gente da sociedade civil, das coorporações e da Universidade nesse trabalho. Só precisa começar a enfrentar a "banda podre" antes que eles o derrubem.

Ps: Foi encontrado material no carro dos policiais de Cadoca, Joaquim e de um dos representantes da "banda podre" petista.

16.9.04

Vá entender...

Essa história dos policiais que perseguiam o advogado foi demais. Nem o mais vermelho dos petistas esperava que gente do Palácio do Governo estivesse envolvida no caso de Socorro dos Santos (a mulher de Brasília Teimosa). Polícia Federal neles. Urgente! Não estou entendendo mais nada. E espero que Braga tenha boas explicações, porque caso contrário o edifício vai ao chão.

Mais detalhes: www.jc.com.br ou www.pernambuco.com.

João Freire - 23123

Ontem foi minha volta ào futebol. A pelada com o time de João Freire acabou com uma clamorosa derrota por 4x0, mas pelo menos eu fechei o gol no segundo tempo e evitei uma vergonha maior. O mais importante, no entanto, foram os 3% de Raul Jungman na última pesquisa do Ibope.

"A tendência é que os eleitores de Cadoca migrem para a candidatura de Raul Jungman", diz um colunista hoje. É que realmente a campanha do PMDB está apelando e mostrando a falta de qualidade dos candidatos. Tem um laranja que acusa João Paulo de não ter preconceito com homossexuais?!?

Mas a verdade é que a candidatura do prefeito continua crescendo devagarinho e a migração do voto dos jarbistas para Raul vai garantir a eleição de Waldemar Borges e (quem sabe?) pode até abrir a chance para João Freire ocupar a segunda vaga da coligação.

O quadro parece que é de vitória no Primeiro Turno e possivelmente com uma disputa um pouco mais próxima entre Joaquim, Cadoca e Raul Jungman. Agora, mesmo não acabando no 3 de outubro, os jarbistas já chegarão sem munição e a única novidade que poderia realmente fazer diferença seria uma segunda colocação de Raul ou Joaquim.

Por sinal, foi isso que aconteceu a João Paulo. O embate no Primeiro Turno era todo entre Carlos Wilson e Roberto Magalhães e o PT acabou se beneficiando disso para fazer uma chegada fantástica no Segundo Turno. É difícil o raio cair no mesmo lugar. Mas é bom ficar ligado, jarbista de verdade não vota em Cadoca

15.9.04

Ibope

João Paulo - 44%
Carlos Pereira - 26%
Joaquim Francisco - 13%

Vai ficando realmente plausível a possibilidade de decidir no Primeiro Turno. Eu mesmo já estou de saco cheio de eleição (e olha que vivo dizendo que gosto desse negócio). Hoje, fui para um protesto ridículo da turma de Cadoca, lá na Herculano Bandeira. Baixaria que não merece nem ser comentada. Desespero é foda.

As 10 novidades recifenses dos últimos oito anos

1- Brasília Teimosa
2- Multiplex Boa Vista
3- A volta da Sessão de Arte
4- Chevrolet Hall (eu nunca fui)
5- Fellini (mais novo melhor restaurante da cidade)
6- A vista do Paço Alfândega (apesar do shopping ainda precisar ser inaugurado)
7- Livraria Cultura (óbvio!)
8- Boa Viagem ao contrário
9- Aeroporto dos Guararapes
10- Carnaval (Olinda habitável e Recife bombando)

13.9.04

My dear syster

Marta está em São Paulo. Primeira notícia que tive dela? Está achando aquela cidade feia. Na verdade só os paulistas (Alice você tem essa nacionalidade, não se esqueça disso) conseguem achar bonito aquele lugar. E olha que aqueles mais normais que visitam o Rio de vez em quando voltam sabendo da verdade, o problema é que eles trabalham tanto que esquecem rápido.

Bem. Recife está mais para SP do que RJ, mas pelo menos a gente pode comprar uma casa na beira-mar de Brasília Teimosa por R$60 mil. Tudo bem que eu mesmo ia ficar com medo de morar lá, mas pelo menos a gente podia alugar para alguém fazer um puta restaurante e ganhar muito dinheiro.

Por que Recife é mais SP do que RJ? Sei lá... Vejam a eleição do Rio. Em São Paulo a derrota de Suplicy parece com a vitória de João Paulo. É que o povo tem um humor ríspido que os torna do contra. Essa justificativa foi só para torcer pela vitória de Serra. É gasto demais e uma derrota cairia bem, especialmente para o PT notar que tem muita merda fedendo.

Está sem pé nem cabeça isso aqui. Uma preparação rápida. O top ten das coisas mais chatas do Recife.

1- Rui Barbosa
2- Rosa e Silva
3- Meninos de rua (e aqueles que já são adultos também)
4- Conversa de vizinhas psicóticas que têm medo da própria sombra
5- Calçadas esburacadas
6- As cadeiras da Fundaj
7- Mather Christi (gente esquisita que faz muito barulho e não respeita os vizinhos)
8- O preço da Folha de S. Paulo (R$5,80)
9- Os toquinhos das calçadas da Avenida Boa Viagem
10- Crianças mal educadas e pais abestalhados

9.9.04

DISCUSSÃO FILOSÓFICA

Quem nasceu primeiro o puto ou as putas?

2.9.04

Empate técnico

Foi Helder que me ligou.

- Você viu o empate técnico?

Aquela voz calma do Lorão me fez ter um pensamento negativo. Caralho, Cadoca já encostou de novo. Durou apenas alguns segundos: João Paulo 42% contra os 44% da soma dos outros sete candidatos.

Eu acho um pouco cedo. Para ganhar no Primeiro Turno o PT precisa ter mais umas duas semanas de crescimento, mesmo se for lento e depois vinher uma pequena queda.

O quadro agora é de poucas possibilidades de crescimento. Cadoca dificilmente fica muito abaixo dos 30% em que está (já está abaixo da cota mínima de Jarbas, mas também...). Joaquim Francisco, mesmo estando morto, deve ficar próximo aos 10%.

Restam os votos do PSTU, PPS e dos outros candidatos nanicos e dos indecisos. Acho que nesses grupos é que se deve investir. Tomara que Jarbas não entupa Raul Jungman de dinheiro, para roubar votos da classe média. Uma desistência dele seria o golpe final em Cadoca, mas infelizmente parece impossível.

O negócio é ser cada vez mais propositivo. Mostrar a festa da militãncia, os números das pesquisas, Brasília Teimosa de cara nova e só responder o que for estritamente necessário.

E se alguém lhe perguntar se você acredita na vitória no Primeiro Turno, diga ainda não. Quando der 17h do dia 3 de outubro a gente começa a discutir esse assunto.

Agora, 2% se ganha na Boca de Urna. Fácil!