29.6.07

Lá e lô

Suplicy fica magoado com queixa de Lula"

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) está magoado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Paparicado publicamente pelo PT como trunfo eleitoral, Suplicy é motivo de queixa e até chacota em conversas reservadas no partido, pelo comportamento considerado obsessivo em busca da verdade.

Em reunião com os senadores do PT Ideli Salvatti (SC) e Tião Viana (AC), para discutir o caso Renan Calheiros (PMDB-AL), Lula teria se queixado de Suplicy, que cobra o depoimento de Renan no Conselho de Ética e causou constrangimento ao se oferecer para relatar o caso.Na eleição do novo presidente do Conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), anteontem à noite, Suplicy votou no candidato governista. Depois, emocionado, cobrou de Ideli explicações sobre uma notícia que lera num site:

— A notícia diz que a senadora levou uma reprimenda do presidente por ter me escolhido para o Conselho. Sempre me dediquei com muito esmero ao PT, buscando sempre a verdade, foi por isso que fui para o partido."

Presença de Inocêncio Oliveira em evento da prefeitura causa desconforto no MTC

Por Luís Carlos Lins

A presença de figuras como a do deputado Inocêncio de Oliveira em ato de inauguração da Agência de Trabalho João Francisco da Silva não pode tirar brilho daquela homenagem.
O prefeito da cidade do Recife, o Sr. João Paulo Lima e Silva, enviou convite à sede do MTC - Movimento de Trabalhadores Cristãos, a fim de inaugurar uma agência de trabalho no bairro do Recife Antigo no dia 25 do mês em curso, em homenagem ao militante sindical cristão e eterno operário, João Francisco da Silva.

Lembrança e homenagem das mais justas a um homem que dedicou toda a sua vida à emancipação da classe trabalhadora, atuando ao lado do saudoso Dom Helder, Pe Romano, Reginaldo Veloso, Lorena Araújo, Luís Barros, Elias Cândido, e tantos outros, na antiga ACO- Ação Católica Operária (hoje MTC).

João Francisco, além de militante da causa operária, lutou pela redemocratização do País(foi um dos torturados durante o regime militar) esteve presente nas mais diversas lutas em prol da cidadania coletiva. Antes de falecer atuava junto ao SINTRAPE - Sind. dos Aposentados e Pensionistas de Pernambuco e era sempre presente nos atos e reuniões do Fórum Permanente Pela Ética na Política.

A presença de pessoas alheias e antagônicas a este testemunho de vida dado por João Francisco, na inauguração do empreendimento que leva seu nome, como o deputado, empresário e tido como ex-mantenedor de mão-de-obra escrava em uma de suas fazendas, Inocêncio de Oliveira, não pode tirar em hipótese alguma o brilho daquele momento e muito menos confundir os presentes a cerca da firmeza ideológica de João.

Quem conheceu e conviveu com João Francisco sabe que ele sempre teve lado e procurou até o fim ser fiel a Jesus Cristo e à Classe Operária.

PS: Luís Carlos Lins é membro do Fórum Permanente pela Ética na Política e militante do MTC - Movimento de Trabalhadores Cristãos.

15.6.07

O novo parque

Fui muito crítico em relação ao projeto de Oscar Nyemeier em Boa Viagem. Recifense, que recentemente cheguei a Brasília, não gostei de ver alterada a idéia original surgida de um anseio coletivo.

Escrevi um artigo criticando o prefeito João Paulo. Já não bastariam os arranha céus, que agora já tomam conta até do bairro em que cresci – Casa Forte, que era conhecido pela sua tranquilidade.

Seria preciso também ocupar, como aqui no Distrito Federal, mais uma área de recreação com a aridez do concreto? Os moradores, antes dos políticos, deram sua resposta: não.

Coloquei uma enquete no site do deputado federal Paulo Rubem. Mais de 70% das pessoas disseram que queriam uma área verde.A oposição veio reforçar o coro. Responsabilisar a gestão municipal pela escolha.

Saudades da competente oposição petista. Pedro Eurico e Raul Jungman esqueceram de lembrar Paulo Freire., ao criticar o nome dado ao parque. O educador pernambucano gostava de lembrar como são bonitos os nomes dados pelo povo pernambucano.

Ele nem precisou apelar aos versos de Manuel Bandeira. Seria uma prosa de Saudade. Paulo Freire falava de Brasília Teimosa. Bairro onde desenvolveu, junto com a população, sua pedagogia do oprimido.

João Paulo recuou. Movido pelas críticas. Diminuiu a área construída e tirou parte da área concretada, dando espaço para a grama, no projeto do Parque Dona Lindu. Foi o que ele precisava para avançar.

Finalmente, algum morador de Jaboatão, passando na frente daquele enorme terreno de carro, pois os ônibus são proibidos de circular pela nossa avenida litorânea (medida besta!). Deve ter pensado e dito ao nosso prefeito.

- Grande mesmo é o terreno da Gameleira.

E, assim, começou a mudança na história daquele terreno que é, para mim, símbolo de muito do atraso do nosso Estado. Um espaço ocioso, onde se plantou o ódio e prosperou a ganância.

Uma briga de famílias que dura quase um século. Fazia daquele espaço algo absolutamente improdutivo.

Herança por um lado dos herdeiros de Júlio Maranhão. Usineiro que, por incrível que pareça, teve sua usina fechada por irregularidades cometidas no início do século passado. Pois é, esse País tem surtos de Justiça faz tempo.

A Polícia Federal que o diga. Pelo outro lado, a herança foi comprada pelo ex-deputado, mas sempre acusado, e ainda não punido, Pedro Corrêa. Mais uma vez envolvido em lobbies e conchavos, segundo notícias publicadas nesta semana.

Agora, mais que isso, gostaria de sugerir ao prefeito João Paulo. Lembre dos seus tempos de oposição. Era tão bom recitar Manuel Bandeira, lembrar de Paulo Freire. Foi tão bonito construir a Ponte Gregório Bezerra.

Prefeito. Faça uma votação para eleger o nome do novo Parque de Boa Viagem. Pernambuco não quer ser conhecido pela Política do Carangueijo. Queremos nos orgulhar de poder dizer que foi aqui que foi desenvolvida a Política do Oprimido.

De início proponho duas opções.

Uma singela a outra simbólica. Parque da Gameleira. Ou, para fazer uma justa homenagem, Parque Paulo Freire. É que aprendendo, como ele aprendeu, com o povo simples de Pernambuco, ele merece ser escolhido para essa homenagem.

13.6.07

No meio de 18 mil

Nenhum jornal da grande imprensa brasileira deu a foto do Nilson Nelson lotado para a abertura do V Congresso Nacional do MST. O meu blog também não vai dar. Estava sem minha máquina. Mas fiquei ali assistindo aquele pessoal todo, junto com Rodolfo e Reginaldo.

A estrutura é enorme. A macaxeira com linguiça é bem cheirosa. Lonas coloridas de circo se misturam com umas branquinhas, só não vi as famigeradas lonas pretas. Não tem partido político que reúna 18 mil pessoas para pensar como o MST faz.

Raul Jungman está aqui na minha televisão dizendo que não quer pedir dinheiro para campanha política. E eu não quero que ele pegue o dinheiro do Incra. Será que ele não teria se elegido fazendo um bom trabalho na Reforma Agrária? Acho que ele não teria a capacidade mesmo não.

Sinceramente. Reforma Política é o caralho! Alguém acredita na bendita lista? Financiamento (exclusivamente?) público? Pena que Paulo Rubem esteja falando em vão.

- Precisamos garantir que os candidatos e gestores sejam realmente punidos!

Coisa tão simples né. Mas os projetos todos nesse sentido não têm sido nem mesmo colocados em pauta. E entra um para dar Foro Privilegiado a mais autoridades. E a sociedade fica calada e ainda acha feio o MST que está se reunindo.

Foi bonita a festa pá, fiquei contente. Nunca tinha visto uma coisa tão grande. Gente como a gente. Umas meninas bonitas. Uns caras com jeito de trabalhador. Outros com bolsa de estudantes. A maioria não devia mesmo ser trabalhador da terra. Mas tinha alguma vontade de transformar essa terra.

Estou aqui nesse Congresso Nacional. Mas pensando o quanto essas pessoas estão fechadas ao que está fora daqui. Meu objetivo deve ser esse, trazer um pouquinho de areia para esse mar. Mesmo que as águas continuem levando para o meio do oceano...

10.6.07

Regressão

Dessa vez foi tão forte que vim escrever aqui.

Sonhei que voltava para o Marista. E era reprovado. No ano seguinte, eu entrava no Segundo Ano e ia para a cadeira da frente. O irmão de Felipe Padilha (esqueci o nome do cara) vinha conversar comigo. Eu dizia:

- Você acredita que a cinco anos eu já estava no Segundo Ano?!

Foi nessa hora que o sonho cruzou com a realidade e acabei me acordando. Pensei que não fazia sentido. Fui para os Estados Unidos. Voltei no Terceiro Ano. Como é que posso ter tido de voltar para a escola se já fiz faculdade? Ah, ainda bem que posso continuar me preocupando em passar no meu Mestrado. Por sinal, vou fazer isso agora.

Eita trauma.

Sim. Quando eu chegava para o primeiro dia depois de ser reprovado, ia disposto a começar a estudar. Até mentia que tenho problema de vista para justificar para o professor que queria ficar na primeira fila. Era aula de Literatura. Mas não era Jorge Alves. Me lembrei de Xerxes (Matemática), mas também não era ele. Um professor bonachão, mas bom no que ensinava.

Era esse o conceito.

3.6.07

BSB para Menores

A Gol está com uma promoção que acho super interessante. Contra-mão no feriado. Faz preços um pouco mais baratos que os do dia-a-dia para as pessoas realizarem viagens para locais não-turísticos. Como Brasília. Eu não poderia ir para Recife, mas comprei uma passagem para Chico por um preço bem legal.

Então, estou na minha semana de expectativa.

Brasília tem um zoológico muito legal. Elefantes, girafas, hipopótamos e animais do mundo todo em uma área fantástica. São espaços enormes mesmo. Além disso, uma atração especial é o borboletário. Sonho de qualquer menina, mas muito apreciado até pelos machos-adultos-do sexo masculino-brancos, como eu. Uma estufa grande, mas cheia de borboletas, água e flores. Imperdível.

O Parque da Cidade é o passeio mais tradicional. Barato, enorme e cheio de atrações (que ficam espalhadas). O kart é caro para caramba, mas vale a pena para quem está de visita. Custa R$40 e estou afim de esperimentar. Tem também um mini-parque de diversões, com montanha russa, roda-gigante e outros brinquedos. Já o Ana Lídia tem aqueles brinquedos tradicionais (escorrego e tal) e esse nome em homenagem a uma garota que foi morta pelos skinheads de uma Brasília que eu ainda não conheci. E tomara que nem exista mais... Fora isso, uma pista de cooper de dez quilômetros, que pode ser feita de bicicleta, patins ou skate. Um laguinho onde futuramente haverá pesque-pague. Sem falar que antigamente havia a piscina de ondas. Acho que faliu? Muito legal o Parque da Cidade.

Tem uns pontos que são óbvios e valem a pena mesmo assim. O Congresso Nacional além da pompa é onde eu trabalho, ele vai ter que ir. A Torre de TV eu gostei de visitar. Tem uma feirinha embaixo e, ao contrário da Torre Eiffel, não tem fila e o elevador é grátis. Muito melhor do que a grande roubada dos passeios a Paris! O Palácio do Planalto e o Itamaraty têm visitas guiadas, mas eu nunca fiz. São outras opções.

Dos museus o que acho mais interessante é o de JK. Realmente, incrível ver como essa cidade foi construída no nada, somente do sonho desse presidente maluco. Criar uma cidade no meio de tanto barro vermelho, pode ter certeza que ainda parece estranho hoje em dia. Pena que saiu de cartaz uma exposição da Turma da Monica sobre Santos Dumont, foi só até semana passada no CCBB. E, eu mesmo, estava curioso de ir até lá. O Museu Nacional é outra opção, parecida com o futuro Parque de Boa Viagem...

Tem duas opções de boliche, uma no Park Shopping e outra bem pertinho de onde vou morar na Asa Norte. Estou tentado a experimentar a segunda opção. Que deve estar ali desde que o Congresso Nacional passou a funcionar em Brasília. Acho que foi projeto de uma esposa de senador, tentando diminuir o mercado para as garotas de programa. Pobrezinha...

Cinema e teatro aqui sempre existem boas opções. Tá bom, a lista de teatro não chega perto do que existe em São Paulo. Mas até que o circuito exibidor de filmes não deixa muito a desejar ao que eu conheci no Rio. Em relação a Recife, o número de opções é infinitamente maior. As opções para criança, no entanto, estão meio restritas. A família do Futuro, Homem Aranha 3, As tartarugas ninja e Piratas do Caribe. O básico.

O ideal mesmo da viagem seria levar o pirralho para ver as cachoeiras em Goiás. Acampar em Salto Corumbá ou pegar uma pousadinha em Pirinópolis. Vamos ver se vai dar tempo...