4.6.10

Descortinando a beleza


Marcelo Ferreira observa Jaboatão com olhos de um apaixonado. Vê beleza nas pequenas coisas. Tira da sombra o belo. E denuncia para a sua amada o valor que ela realmente tem.


A exposição Onde o Brasil aprendeu a liberdade mostra a pujança de uma cidade em ritmo acelerado de crescimento. Mas, principalmente, a beleza do povo e do patrimônio histórico e natural de um lugar que estava esquecido no imaginário pernambucano.


O Jaboatão da Batalha dos Guararapes, da passagem dos holandeses e da cultura da cana-de-açúcar. A cidade de uma rica tradição cultural, religiosa e, agora, de um potencial econômico transformador.


O fotógrafo teve sua infância no Engenho São Paulo, em Ipojuca. Congelou em imagens a saudade. De um mundo rural que fica justamente entre as fronteiras do Recife e do Porto de Suape.


O canto de amor virou denúncia, depois da destruição de parte do patrimônio do Engenho São Bartolomeu. “Infelizmente, a demolição da casa mostra a capacidade que a fotografia tem de eternizar as paisagens”.


A exposição entra em cartaz em um momento de profundo debate. O desenvolvimento vai passar por cima dos mangues e dos engenhos no território estratégico de Suape? As fotos, sem denuncismo, são um convite para os pernambucanos e, principalmente, para quem é de Jaboatão.

Venha, conheça, apaixone-se, construa, preserve, Onde o Brasil aprendeu a liberdade.

Nenhum comentário: