15.10.19

Pelas ruas de Nova Orleans

Decidi voltar a postar aqui no Horóscopo. Pensei em vários projetos megalomaníacos: vídeos no Youtube para informar a colônia brasileira sobre política americana, textos em inglês sobre política brasileira, mas decidi começar a escrever sobre coisas boas que têm me surpreendido aqui nos Estados Unidos.

Enfim, não espere grandes debates filosóficos.

Vou usar esse espaço para falar das comidas de Nova Orleans, da delícia de pedalar nessa cidade, da descoberta das Second Line e da cultura da Louisiana, do aprendizado sobre o jazz daqui e de Nova Iorque, da arquitetura e do clima de uma cidade feita em cima do mangue assim como Recife, das riquezas de uma universidade americana e das dificuldades e surpresas desse reencontro com a cultura da América do Norte.

Meu interesse maior, por enquanto, é mostrar as similaridades que existem entre o Carnaval de Recife e Olinda e o Mardi Gras aqui de Nova Orleans. Como estou no Sanduíche do Doutorado, ainda não tive tempo de pesquisar muito sobre a festa daqui, mas nas poucas vezes que tive oportunidade de ver o batuque, os metais e a dança me fizeram sentir muito em casa. Então, quero ver se consigo ir dividindo as descobertas por aqui.

Ps: O vídeo abaixo mostra uma Second Line. Doctor John foi um grande pianista aqui do Sul dos Estados Unidos. Os enterros dos músicos aqui deram origem a essa tradição cultural, que hoje também acontece todos os domingos na cidade de Nova Orleans. Infelizmente, ele foi um dos grandes jazzistas que faleceram recentemente.

Nenhum comentário: