10.3.10

Artérias entupidas e a Tamarineira


Um amigo me disse para estudar o projeto do Hospital da Tamarineira antes de dizer que sou contra. Procurei ver tudo que se fala, mas a verdade é que dá para notar por experiências passadas e pela forma como é apresentado o projeto que se trata de uma grande baboseira.

Uma das premissas do projeto é que os veículos ficarão todos no subterrâneo. Não acredito por dois motivos. Lembro que quando participei da inversão de trânsito de Boa Viagem se falava que o Shopping Boa Viagem arrecadava com estacionamento cerca de R$100 mil por dia. O valor do aluguel mensal do terreno!

Aquela mega-operação de trânsito, muito bem sucedida por sinal, tinha como maior beneficiário o Shopping Center Recife. O grupo empresarial ficou inclusive responsável por realizar alguns investimentos como contra-partida. Até o dia em que decepcionado com os desmandos do então secretário de Planejamento, João da Costa, deixei a Prefeitura nenhuma daquelas promessas tinham virado realidade.

Mais perto ao terreno da Tamarineira, é possível uma outra prova de como estão sendo benéficas as parcerias do Poder Público Municipal com os empresários de grandes centros comerciais. Em frente ao Shopping Plaza existem duas vias públicas cortadas por um canal. As ruas são de propriedade da sociedade pernambucana, no entanto a lei manda que não se estacione ali. Na época em que o prefeito ainda era João Paulo cheguei a denunciar um acordo ilícito para se proibir o estacionamento em uma via que tem espaço suficiente para suportar o tráfego de veículos e para ser um ponto de estacionamento, pena que os anos se passaram, a gestão mudou e o Governo Municipal vetou o uso do espaço com o único propósito de aumentar a renda do estacionamento do Shopping Plaza.

Se fala em ociosidade daquela área, mesmo argumento que foi utilizado para o Sítio da Trindade. Então, defendamos um projeto efetivamente público e criativo para ser desenvolvido naquela área tão importante da nossa cidade como é a Refinaria Multicultural.

“Aquele é um local estratégico, perfeito até para a integração da população de classes sociais diferentes. Saindo dali, o projeto vai para uma área pobre, vai ficar esquecido”, falou o ex-secretário João Roberto Peixe destacando o fato de o Sítio da Trindade estar localizado numa área nobre da cidade, entre os bairros de Casa Forte e Casa Amarela. A Tamarineira é também uma divisa dos bairros ricos (Parnamirim, Jaqueira, Casa Forte) e de classe média baixa (Arruda, Mangabeira, Alto José do Pinho, Casa Amarela) da Zona Norte do Recife, mas tem como ponto positivo o fato das construções já estarem erguidas em proporções suficientes para criar talvez a maior área pública de desenvolvimento da Cultura do Nordeste. Sem interferência na área verde.

Se falam em dois museus novos no projeto do Shopping. É mais um motivo para desconfiarmos de que a papelada é pura balela. Se houvesse alguma intenção de se criar espaços realmente abertos para o desenvolvimento da cultura seriam levados à cabo ali projetos que vêm sendo discutidos nas Conferências de Cultura, que têm recebido apoio e críticas, que são efetivamente algo orgânico, mesmo que ainda não estejam cristalizados. É o caso da Refinaria Multicultural.

Acredito que a estratégia para manutenção da área verde no Sítio da Trindade passa inicialmente pela garantia de que o terreno continue sendo de controle público. Fui informado recentemente de que o ex-deputado Oswaldo Lima Filho participou como advogado de um processo para mostrar que a área era efetivamente pública e não de propriedade da Igreja Católica. A análise dessa documentação é um dos caminhos a serem traçados.

Morei no Rio de Janeiro e costumava passear pela Quinta da Boa Vista. É um exemplo de área verde com usos múltiplos. Ali existe um importante centro de estudos, alojado no meio de uma bela mata, que tem como atrativo para a sociedade campos de futebol e conta ainda com o vizinho Zoológico. A Tamarineira tem o Parque da Jaqueira ao lado, pode ser utilizada como área de esportes e tem um prédios em que pode ser desenvolvido um centro cultural ou mesmo de pesquisa. Lembrando a importância da discussão anti-manicomial e que a desativação do hospital psiquiátrico precisa ser realizada com muitos cuidados.

Mostrar para a sociedade o que tem sido feito em termos de privatização das áreas verdes e de uso público e exemplos de uso adequado de terrenos que tenham múltiplas utilidades é outra tarefa para o convencimento de quem é apenas cidadão. Para a classe política, será mais uma chance para aprenderem que Recife está inchado e a sociedade recifense não suporta mais empreendimentos nas suas artérias e que a Região Metropolitana precisa se desenvolver para os lados. Vejam o sucesso do Shopping Costa Dourada!?

O corredor Rui Barbosa-Rosa e Silva é a via de tráfego mais lento de toda a Região Metropolitana do Recife. Já era antes da inversão do trânsito de Boa Viagem, mas desde então é disparado o trecho mais lento de todos. Naquela época, a velocidade média chegava a ficar em sete quilômetros por hora em alguns horários do dia, desde então o tráfego aumentou e o Governo Municipal não fez nenhuma mudança efetiva. A Zona Norte vive ali um ataque do coração por dia e ainda querem botar mais gordura! Vamos defender o verde da Tamarineira.

Nenhum comentário: