24.2.10

Insensatez

Todo louco tem um momento de sanidade. Todos nós temos um pouco de doidos. Mas os movimentos do prefeito João da Costa foram calculados friamente neste início de 2010. Nada me causou mais estranheza do que uma coletiva para anunciar que não ia ser realizado o projeto da Refinaria Multicultural do Sítio da Trindade?

Moro do lado do Sítio da Trindade. Conheço grande parte dos frequentadores. Tive oportunidade de discutir diretamente a questão com o secretário de Cultura, Renato L. Aquela mudança repentina de postura tinha de ter alguma explicação lógica.

Ela veio como um típico consultor político orientaria: logo depois do Carnaval e no meio de vendaval de discussões políticas nacionais (São Paulo e o Distrito Federal estão fervendo e dessa vez o Mensalão tá levando gente pra cadeia!). Uma empresa paulista quer construir um centro de compras na Tamarineira.

O prefeito João da Costa agora não se pronuncia. É obrigação dele se posicionar sobre uma transação comercial que vai gerar impacto no trânsito, no meio ambiente e na saúde da cidade. Mas ele sabe que qualquer deslize pode mostrar que ninguém anuncia um plano de investimento deste porte sem ter a segurança jurídica que só um gestor poderia dar.

How insensitive.

http://www.youtube.com/watch?v=itF1OMeeCuQ

Vou ficar ouvindo Pat Metheny, porque dessa vez a insensatez do gestor foi pelo menos para um pouco mais longe da minha janela. Mas acho que a mobilização para transformar esse projeto em algo útil socialmente é fundamental. Por que não colocar essa Refinaria Multicultural lá na Tamarineira? Aquela área tem todas as características de limite entre a classe média e o subúrbio que temos aqui também em Casa Amarela, coisa que era a grande argumentação do secretário João Roberto Peixe para a localização do empreendimento.

Nenhum comentário: