2.6.04

Carta de Reginaldo Muniz

Meus caros amigos:

Gostaria de ter enviado esta mensagem ontem. Mas não tinha condições de escrever. Recebi um choque profundo que me desestabilizou emocionalmente, embora mantendo minha consciência absolutamente tranqüila.

Eu achava que a exoneração ¨preventiva¨ já tinha sido uma punição pesada e injusta para alguém como eu. Mas o inferno real viria depois.

A matéria da Época é leviana e irresponsável, noticiando informações falsas a meu respeito, manchando a minha reputação e minha honra, provocando danos morais e pessoais incalculáveis, e colocando-me inclusive em perigo pessoal. A repercussão nacional é a pior possível, pois toda a mídia divulgou imagens minhas, atingindo, além de mim, minha família e meus amigos. Sinto-me profundamente constrangido e revoltado. Não é verdade que eu tenha sido procurado para esse fim pela Época ou pela TV Globo ou qualquer outro meio de comunicação.

A acusação mais grave e que tem origem, segundo a revista Época, em relatos da PF, é a de que a mim teriam sido pagos R$723.800,00 a título de suborno, para garantir que determinado laboratório fosse beneficiado numa concorrência para compra de insulina¨. Não tenho nenhuma relação com esse ou qualquer outro processo de compras do Ministério da Saúde desde julho do ano passado. Aliás, a denúncia de possível fraude na licitação de hemoderivados foi encaminhada à Polícia Federal, Ministério Público e Tribunal de Contas da União justamente no período em que estive à frente da área de compras do Ministério (março a julho de 2003). Nunca é demais reafirmar, neste momento extremamente doloroso, que vocês podem confiar inteiramente em mim e que sou extremamente agradecido pelas manifestações de apoio, confiança e solidariedade que recebi. Vocês são meus amigos e tem me dado forças para resistir. Também a minha família ? Vera, meus filhos, irmãos e sobrinhos ? tem me dado um apoio inestimável.

Aliás, pelo menos três perguntas devem ser feitas:

· Se a PF filmou, registrou a remessa e afirma que eu recebí o dinheiro, por que eu não fui preso, ou sequer chamado a depor?
· Por que a Época, TV Globo e toda a mídia não se fizeram essa pergunta antes de enlamear o meu nome?
· Por que eu não fui procurado?

Na quinta-feira passada procurei, por minha iniciativa, o Juiz da 10ª. Vara da Justiça Federal, em Brasília, Dr. Cloves Barbosa Siqueira, responsável pelo processo judicial, para saber dele por que a minha conta bancária tinha sido bloqueada . Disse a ele e aqui reafirmo que a minha conta bancária é conta-salário e que meu patrimônio material é irrisório. Meu imposto de renda reflete exatamente isso. Eu mesmo teria autorizado a quebra dos meus sigilo bancário, fiscal e patrimonial. Ele disse que eu encaminhasse um pedido de revisão da decisão, que ele examinaria, uma vez que o ¨objetivo do bloqueio de todas as contas foi o de evitar escape de dinheiro relacionado ao processo¨

Ele me disse que não se lembrava de nada específico relacionado à minha pessoa, mas que se a minha conta foi bloqueada é que tinha nos autos do processo algo contra mim. Eu perguntei se ele poderia dizer-me. Ele respondeu que diria, se estivesse com o processo em suas mãos, mas no momento o processo estava na Polícia Federal ou com advogado, não me lembro bem. Saí de lá na 6ª. Feira disposto a ir na PF e no MP na próxima semana, de novo por iniciativa pessoal para saber o que tinha contra mim.

A partir daí vocês sabem o que aconteceu.

Tenho certeza que não preciso me defender diante de vocês, mas eu preciso dizer e lembrar quem eu sou, diante da incomensurável brutalidade que estou sofrendo. Vocês sabem que eu nunca dei importância a posses de bens materiais, e sempre tive uma vida anti-consumista. Não tenho e nunca me preocupei em ter nada de luxo. Pela minha estrutura de caráter, pela minha formação e princípios políticos e espirituais, sempre me satisfiz com o mínimo necessário para uma pessoa de classe média viver. Sempre estive ao lado dos trabalhadores e dos mais pobres da sociedade. Tenho convicções espíritas desde 1970, e nos últimos 6 anos eu venho me aprofundando no conhecimento e prática da Doutrina Espírita, como alguns de vocês sabem, e que nesse período, o movimento fundamental para mim tem sido o de aproximação com os valores espirituais. Assumo inclusive, que o fato de ter lidado com gestão financeira nos últimos três anos tem reforçado essa minha disposição interior.

Bem, meus amigos, parece que há um jogo bruto e pesado em torno dessa questão, relacionado à conjuntura eleitoral. Tudo leva a crer que eu fui sacrificado em função desse jogo.

As manifestações de apoio, inclusive com uma nota publicada a título de matéria paga no Jornal do Comércio e no Diário de Pernambuco, tem contribuído fortemente para aliviar a minha profunda dor, a mais profunda que já tive em toda a minha vida. Tenho certeza que sairei fortalecido desse terrível e trágico episódio.

Agora começa uma batalha judicial para reparação dos danos pessoais, materiais e morais que sofri. Tenho certeza que contarei com o apoio de vocês.

Minha eterna gratidão,

Reginaldo Muniz Barreto
e-mail: regimuniz@uol.com.br
Tel: 61-8111-6386

Nenhum comentário: