11.11.04

É isso, o PT?

Sexta feira, dia 29, tivemos a formatura da 3a. turma dos ADLs. O Serta e o Projeto Aliança com o Adolescente formaram 101 novos agentes de desenvolvimento
local. Uma festa bonita. Reunimos cerca de 500 pessoas no Campo da Sementeira.

No mesmo momento, em Glória do Goitá, a Folha de Pernambuco fazia a cobertura das demolições de duas imponentes obras em construção - o Parque das Acácias e a quadra poli-desportiva. Elas seriam o cartão postal do município, na entrada da cidade, às margens da PE 50. Era um feito para quem as construía e uma conquista para a população. As pessoas já se viam fazendo caminhadas, as crianças brincando, árvores (seriam acácias?) crescendo, florindo, campeonatos em curso. Os glorienses se orgulhariam de dispor de tão preciosos equipamentos.

Mas o candidato de D. Fernanda, a prefeita, perdeu em todas as urnas da cidade. Perco, mas não perco só! A marreta, a serra, baixou feio. Saiu do parque um caminhão completo dos meios-fios que delineavam a pista de cooper (até caiados já estavam!). E as grades pintadinhas de azul caíram serradas uma a uma. Derrubaram a quadra polidesportiva. Doeu no coração o silêncio das pessoas, a conivência de outras.

Sexta-feira, dia de formatura para os jovens e para todos nós quando a nossa perplexidade se traduziu em indignação e juntos procuramos o Ministério Público e a Imprensa. O Serta, o Centro das Mulheres de Glória do Goitá, o Sindicato dos Servidores Municipais, a Câmara Municipal, lideranças e os jovens deram um importante passo na construção da sua participação cidadã. Reafirmamos a cidade quando o seu braço conservador tentava demoli-la. Agimos com autonomia quando a marreta nos lembrava submissão. Fizemos soar a nossa voz com clareza e argumentos para nos contrapor às retaliações mal dissimuladas no som da serra. Marcamos posição contra quem tem sido aliado, parceiro e colaborador ao longo de todo o projeto Aliança com o Adolescente, mas que um dia precisa aprender os limites que as boas regras do jogo democrático nos impõe.


Inalda

Nenhum comentário: