4.10.05

Volta às origens

Gosto de contar uma anedota que parece só ter graça para mim. Ia passando pela mesa dos mais velhos no aniversário do professor Marcos Lima quando me interessei por uma história que Dona Jaci, a viúva do saudoso ministro Oswaldo Lima Filho, contava:

- O maior ladrão que já passou por Pernambuco chamava-se Julio Maranhão.

- Meu bisavô Dona Jaci..!

Me parece que houve um momento de silêncio.

- Esse cara concorda com as piores coisas que você disser mamãe, salvou-me o aniversariante.

Infelizmente, o respeito familiar prevaleceu e Dona Jaci acabou sem contar mais nada. Fiquei sem ter o depoimento que viria a seguir. Mas ontem, em pleno ano de 2005, tive uma visão que me parece ser bastante semelhante ao que acontecia na época de Doutor Julio Maranhão à frente da Usina Jaboatão.

-----------------------------------------------------------------------------------

Visita da Comissão de Defesa da Cidadania à Usina Salgado, em Ipojuca. Passamos a tarde lá. No ônibus os deputados Soldado Moisés e João Fernando Coutinho, ambos do PSB, iam mangando um pouco de Roberto Leandro.

- Essa estrela no teu peito parece mais um sol.

Fomos logo a uma pequena comunidade. Sítio Pistola. Por que será que tem esse nome?

Um trator derrubava algumas árvores para plantar cana-de-açúcar. Um morador, que estava no local há "apenas" 16 anos, contou o prejuízo que teve: foram 145 mangueiras, 80 coqueiros, sem contar os pés de macaíba, azeitona rocha, etc. A fonte de água que ficava a uns 20 metros de sua casa também foi aterrada.

- Não estamos derrubando nenhuma residência, a casa dele foi preservada. Explicou o empresário Marcos Queiroz, que mudou na semana passada do PT para o PSB e deve ser candidato a deputado federal.

------------------------------------------------------------------------------------

Conversei com uma liderança que é filho de um senhor de 91 anos. Nasceu no Sítio Zépojuca. A Usina Salgado reclama a posse das terras. Quem tem direito é quem tem o papel ou quem plantou uma árvore há 80 anos?

------------------------------------------------------------------------------------

Eu não vou mais me encher de contar essa história. Me envergonha que ainda estejámos vivendo o tempo de Doutor Julio Maranhão. Me envergonha a falta de jornalistas que tenham sensibilidade para um drama tão chocante. Salve Bianca Carvalho e a Rede Globo. Me envergonha a classe política. Salve os que continuam lutando dentro do PT e os que criarem novas alternativas.

Minha matéria está no site da Assembléia mas também não dá o sentido todo da coisa: http://www.alepe.pe.gov.br/inicio.php?secao=377&doc=021395DE882613BB032570900003860E

Nenhum comentário: