25.11.03

Pois é. Finalmente aderi. Aliás, aderimos – eu e Dado. Blog talvez seja como o celular, ou E-mail: mais uma nova tecnologia que vem agilizar nossas vidas e mudar comportamentos. Sociólogo adora esse tipo de coisa. É pra isso que estudamos: Para poder falar sobre qualquer assunto com um ar intelecualóide... Eita, mas esse blog aqui não é para tirar onda com sociólogo... Terei que manter as piadinhas de sociólogo restrita à Lista de Ciências Sociais mesmo. Aqui, a gréia é com jornalistas. (Todo mundo confunde Serviço Social com Ciências Sociais... ninguém iria entender as piadas mesmo...).

Jornalistas... hmmm... Ser jornalista talvez seja uma das profissões mais idealizadas. Por que tem tanta gente fazendo curso de jornalismo?! Duvido que seja porque tenha igual número de pessoas com vocação para a escrita crítica. Minha teoria: A motivação principal é que todos querem viajar, ir pra shows, cinemas, ganhar CDs e livros, conhecer pessoas influentes e famosas... E tudo de graça. E seu nome ainda sai no jornal. Diariamente.

Aí, quando o cara se forma, quebra a cara. A realidade é outra. O jornal tá falindo. Cortou os convites pro multiplex. Nem pro Multiplex!! Deve estar aí a base da frustração do jornalista. A base de todos os seus erros. Pior do que um mau jornalista é um mau jornalista complexado. (Isso quando o cara consegue ir para algum jornal...)

Perdi o fio da meada... Onde eu queria chegar mesmo? Não lembro. Mas acho que ficou claro o propósito do Blog. Um exemplo. Outro dia vi no Jornal da Globo a seguinte notícia: mulher mata mãe e se suicida em seguida; polícia tem dúvida porque ela recebeu quatro tiros. A mulher se suicidou com quatro tiros! Não precisa ser nenhum Sherlock Holmes para deduzir que... não foi um suicídio. Não é o que acha a Ana Paula Padrão. Bom, são coisas desse tipo a que estaremos atento, eu acho... Na verdade a idéia desse Blog surgiu por acaso, numa conversa com Dado na casa de Júlio à noite, não estávamos (ou eu não estava, não lembro Dado) muito sóbrio. Portanto não há um alvo específico. Ficaremos atentos às merdas que incrivelmente conseguem ser publicadas ou transmitidas na TV. O mau jornalismo tem que ter um limite!!! E nós seremos esse limite! Ajudem-nos nessa nossa missão enviando notícias más ou, aliás, notícias mal dadas.

BERNARDO JUREMA

Nenhum comentário: