23.7.07

Crise aérea X Sanidade mental

Me orgulhava de, nesse ano que estou passando na ponte aérea Recife-Brasília, não ter ficado horas e horas em filas enlouquecedoras de aeroportos. Até ontem. Cheguei no Aeroporto de Guarulhos às 9 horas e desci em Brasília por volta das 19h. Mais ou menos o tempo que eu levaria para fazer o percurso de carro, só que com muito mais estresse. O relato não é muito diferente do de muitas outras pessoas, mas seguem alguns diálogos.

Entrei no check in acompanhado de Chico e Anna (7 e 9 anos), que viajariam sozinhos para Recife. Fui para a ponte 17, esperando o avião deles. Lá, a pessoa da Gol que deveria ficar com as crianças simplesmente desapareceu. Quando finalmente um funcionário da empresa voltou para o local, onde eu não podia acompanhar o meu vôo, fui falar com a menina.

- Boa tarde! (já passava de 12 h)
- Boa tarde senhor.
- Olha, eu estou acompanhando meu filho e uma prima, que deveriam ter embarcado às 10h. Mas meu vôo era previsto para 13h para Brasília e a pessoa que deveria colocar as crianças em um aviâo para Recife desapareceu.
- Como assim?
- Ela estava aqui, supostamente cuidando deles, só que foi embora e não voltou mais.
- Isso é um absurdo!
- Realmente.
- Mas não se preocupe, com certeza o seu vôo está atrasado também.

Coloquei os meninos no avião e fiquei sabendo que o meu vôo só iria sair por volta das 15h. Me aproximei do balcão para perguntar se a Gol ofereceria almoço, sabia que para o meu caso seria difícil, mas como tinha gente em situações piores fiquei na expectativa de entrar no bolo. A primeira pessoa que vi já foi uma mulher chorando.

- Estou nessa desde ontem de noite, a Gol não me diz nem onde estão minhas malas, estou a 24 horas sem escovar os dentes. (o relato comoveu um cara do meu lado e vários outros que falavam ao mesmo tempo)
- Isso é um absurdo. A gente deveria é quebrar esses computadores todos. Hoje seria um caos total, mas pelo menos eles fariam alguma coisa depois. (o funcionário da Gol nem mudou a cara sorridente de adolescente, mas foi contundente ao telefone)
- A situação aqui está incontrolável, vocês têm de mandar um supervisor homem para dar explicações aos passageiros ou seremos obrigados a abandonar o posto. Depois complementou para a gente.
- Tenho de falar assim senão eles nem dão importância. E tem muito passageiro mal educado. Ontem mesmo bateram em uma menina aqui. Um marmanjo que bate em uma mulher é um animal. (o relato de violência aumentou os animos do pessoal).
- Esses caras são muito machos. Agora mesmo um funcionário da Gol meteu um tapa num senhor de idade. Eu quero ver se uns cinquenta caras você vai continuar sendo macho.

As ameaças foram aumentando e eu sentindo o clima de insanidade crescer resolvi ir comer um retalho de pizza. Depois de uma fila para o almoço e outra para voltar para a área de embarque e mais uma longa espera vem o aviso da Gol.

- A aeronave que fará o vôo 1846 está em Curitiba e deve chegar a Guarulhos por volta das 17h. A Gol fornecerá alimentação no Restaurante Terra Azul.

Putz, a essa altura o cara já está começando a querer matar alguém...

Nenhum comentário: