20.12.07

O roubo no Masp

Passei uma tarde no Masp na última vez que fui a São Paulo. Sozinho, tive bastante tempo para ficar pensando na vida. E nas coisas que estava observando. Como não sou nenhum teórico das artes plásticas, tive tempo também de ficar pensando na estrutura do museu.

Não é um museu do tamanho das grandes instituições européias. Não falo do Louvre ou do Reina Sophia. É bem menos estruturado que alguns museus de Berna, Barcelona e que o (meu preferido) Museu D`Orsay.

Não falo do acervo. A estrutura mesmo, não me pareceu tão boa quanto deveria ser. Pouca gente nos andares de cima, muita gente na exposição temporária do subterrâneo. Os seguranças todos cansados de guerra.

Me lembro de ter pensado em um assalto naquele local. A exata frase de resumo seria: se os caras forem profissionais eles conseguem. Mas isso não é nenhuma crítica ao museu. Putz, estou cansado de ouvir falar de assaltos a obras de arte nos principais museus europeus.

Vem um babaca da Usp dar declaração de que agora vai ser mais difícil trazer exposições internacionais para o Brasil. É o que Bernardo cansa de falar sobre o espírito brasileiro, a gente sabe que assalto a obras de arte por quadrilhas especializadas acontecem no mundo inteiro, mas precisa dizer que aqui é pior.

Seria legal se aparecessem depois uns ladrões italianos presos pela Polícia Federal brasileira. O que seria ruim é que se deixasse de investir no museu e de tentar trazer coisas de fora por conta de um assalto. Mas tenho certeza que o melhor museu brasileiro seria figurante em qualquer cidade de grande porte europeu. Temos muito a investir.

Nenhum comentário: