7.4.09

Silêncio de inteligência


O Sítio da Trindade está sendo vasculhado por pesquisadores, que procuram relíquias arqueológicas numa das áreas verdes mais antigas da Zona Norte do Recife. O caminhão, que mais parece um daqueles usados na Fórmula 1, está estacionado no meio da pista de cooper, onde os freqüentadores todos podem observar o movimento.

Sou um cara calado com estranhos. Mas em um dos meus recentes percursos por ali não pude evitar de ouvir a discussão de umas senhoras da Academia da Cidade com uma das estudiosas. As velhinhas não se conformavam com a informação de que os estudos estavam sendo realizados para possibilitar a construção de um grande prédio.

Para mim, é um grande silêncio da inteligência. Só os insensíveis não vêem que a história daquele lugar leva a um agradável bucolismo. Os resquícios do Forte do Arraial do Bom Jesus devem realmente ser pesquisados e catalogados. Para que nossas crianças possam conhecer a nossa história, quem sabe em um museu criado naquele casarão que fica na entrada do parque.

Qual a importância daquelas jaqueiras? Elas sombrearam o Movimento Armorial. Para que manter uma sementeira em Casa Amarela? Para plantar nos nossos filhos o desejo de cuidar de nossas plantas e, assim, de nós mesmos. Por que não criar uma Refinaria Multicultural ali naquele lugar? Por que existem dezenas de outros disponíveis na Zona Norte. Respostas não faltam.

Andando cerca de 200 metros na Estrada do Arraial, o cidadão vai se deparar com as ruínas do antigo Centro Esportivo Banorte. Ao lado, um terreno baldio com um campo de futebol de várzea em estado de abandono. Em frente, o antigo América Futebol Clube, atualmente alugado por uma escola de Ensino Médio. Três áreas que poderiam ser facilmente desapropriadas pela Administração Municipal. Sugestões não faltam.

A gestão João da Costa começou criando uma polêmica desnecessária com os barraqueiros de Boa Viagem, ao retirar as cervejas em vasilhame de vidro (retornáveis) para criar mais lixo obrigando-os a utilizar as latinhas (de material reciclável hoje pouco valorizado). Agora, tenta reviver a polêmica do Parque Dona Lindu do outro lado da cidade.

Trabalhei na primeira gestão de João Paulo. Sei o quanto eles beneficiaram a Zona Sul do Recife. Me orgulho de ter atuado na Inversão do Trânsito de Boa Viagem. E sei que, desde aquela época, o corredor de transporte mais lento da Região Metropolitana do Recife é as avenidas Rui Barbosa e Rosa e Silva, que tinha há seis anos velocidade média entre 7 e 12 quilômetros por hora nos horários de pico.

O Metrô Zona Sul finalmente foi inaugurado. Dinheiro para a, também burra, Via Mangue parece não ser problema. Quando finalmente aparece um projeto para a Zona Norte vem para destruir uma rara e histórica área verde do nosso bairro. Espero que as nossas mulheres ainda tenham panelas para não deixar que esses holandeses tombem nossa sementeira.

A sementeira é do Sítio. A refinaria é de Casa Amarela.

Nenhum comentário: