9.11.09

Salvem a Baía da Guanabara


Meu avô contava que quando era jovem nadava da praia de Botafogo até não ver mais os prédios e voltava para a orla. Essa história me fascinava pois falava de um Rio de edificações que não eram tão altas e de um mar sem sujeira. Além de um carioca saldável, que mostra claramente o quanto essa história de geração saúde é antiga na então Capital Federal.

O velejador Lars Grael, um dos maiores atletas olímpicos da história brasileira, essa semana deu uma entrevista defendendo a mudança das competições de vela para Búzios. Os argumentos são fortes. "A raia da Baía de Guanabara é pequena para todas as classes de vela e o vento muito inconstante - no Pan-Americano de 2007, a vela atrasou e teve um dia de regatas cancelados por falta de vento. Logo, o Rio não atende a essa necessidade. Para abrigar todas as raias, o Rio-2016 teria de sair da baía. Em Búzios, existe espaço para todos os campos de regata e as variações de vento e condições climáticas em geral são mais adequadas à vela".

Não tenho como discordar do cara em argumentos esportivos. No entanto, apesar de admirador da vela vejo como prioridade para o Brasil o investimento na baía de Guanabara.

Imaginar que as Olimpíadas seriam um fato suficiente para devolver ao Brasil as 44 praias da Baía de Guanabara para mim já seria argumento suficiente para todo o investimento em 2016.

Ganham todos os moradores do Rio de Janeiro. Quem mora em Botafogo vai poder usar a praia, vai ter seu imóvel valorizado, mas vai também abrir espaço em Ipanema para o morador que não aguentava mais tanta gente no seu quintal. Imaginemos o efeito financeiro dessa operação de limpeza, mesmo que em 2016 estejamos somente no meio do processo, sobre os já valorizados imóveis da capital carioca?

Mas, fora isso, estamos falando também de devolver praias a uma população enorme de lugares que são considerados periferia. Vou estudar mais e completo o post. O tema é mais interessante do que eu imaginava.

http://www.portalbaiadeguanabara.com.br/

Nenhum comentário: