4.10.06

O voto da ignorância

A gente mora num puta País de gente que não tem acesso a informação. Não estou só falando da pobreza. É muito doido como o escândalo que envolve Mendonça e R$300 milhões ficou muito menos tempo na mídia do que qualquer assunto negativo que envolvesse Eduardo ou Humberto no Primeiro Turno. E não estou dando esse exemplo porque sou anti-PFL.

Eu fiz um projeto de graduação analisando a primeira eleição de João Paulo para a Prefeitura do Recife só para fazer uma pergunta a ele: "Prefeito. O PT tem usado o discurso crítico em relação à mídia desde o último debate envolvendo Collor e Lula, na eleição de 1989, quando o Jornal Nacional fez uma edição que claramente favoreceu o candidato alagoano. Por quê, ao ganhar na Justiça e provar que a Folha de Pernambuco cometeu crime eleitoral ao publicar pesquisa irregular do Instituto Opine, o senhor fez acordo para não cobrar a multa?"

A resposta dele pouco importa. Pois sair na tangente é especialidade de qualquer pessoa que passe pelo Executivo. Mas é muito triste ouvir dos jornalistas da Folha que ninguém pode falar mal do PT porque o jornal tem uma dívida gigante com o prefeito João Paulo. Assim, como é muito triste ninguém falar da Via Mangue, porque o projeto faraônico favorece os interesses econômicos de um dono de jornal e de um grande anunciante.

Ou seja, temos poucas informações mesmo. Mas nem procurar também é pau. No Primeiro Turno nem falo que eram muitas opções. Mas agora também no Segundo Turno anular um voto me parece coisa de gente irresponsável.

É claro que é difícil escolher entre Eduardo e Mendonça. Os dois têm péssimas influências no Judiciário e péssimos quadros no Legislativo. E um currículo que não ajuda muito. Entre Lula e Alckmin eu fico muito tranquilo para dizer que basta dizer que Lula acabou com a farra das privatizações e o País continua crescendo.

Já votei em Joaquim Magalhães uma vez, para não votar no velho Arraes. Mas dessa vez vou dar meu voto com carinho para Eduardo Campos. Pelo menos ele tem na bancada dele o melhor quadro da nova bancada da Assembléia Legislativa: Ceça Ribeiro. Vai ter influência do PT no seu governo, apesar de agora eu achar difícil que Roberto Leandro ou Paulo Rubem tenham qualquer poder.

Bem, vai ter que mostrar serviço. Mas se fizer um Governo de coalisão tem chance de se tornar uma figura importante na Política nacional. Nunca imaginei que Eduardo Campos podesse chegar ao Poder em Pernambuco. Mas está ai a chance. Outras pessoas podem achar Mendonça melhor e eu vou respeitar. Acho só uma incompetência muito grande a pessoa ter quatro anos para pensar e quando chega na urna anula o voto.

Gaste um dia se informando, mas me faça o favor de não votar nulo.

Nenhum comentário: