2.10.06

Ponderações eleitorais.

Paulo Rubem é um dos deputados federais menos votados que vão para o Congresso Nacional. Roberto Leandro por muito pouco ficou de fora e a Assembléia Legislativa fica ainda pior.

Quando eu saí da Prefeitura do Recife tomei como objetivo a eleição de ontem. Seria a chance de mostrar que o caminho (da extorsão, corrupção, manipulação e outros ãos) escolhido estava prejudicando o PT de Pernambuco. Ontem, ficou provado que eu estava errado. Eleitoralmente é muito melhor ser corrupto.

No começo do meu trabalho com Roberto Leandro achava insuportável o cuidado que ele tinha para criticar os adversários, e principalmente os próprios petistas. Cheguei a desconfiar que era um erro continuar lutando na merda e que havia uma chance em adotar outro partido. Mas tudo tem seus motivos.

Na derrota, eu tenho condições de olhar para o lado e dizer ainda bem que a gente ajudou a eleger Paulo Rubem. Ainda mais, porque isso mostra que é preciso um pouco de revolta mesmo para se fazer Política de forma séria. Não dá para enfrentar os fuzis, sem pelo menos fingir uma falta e de vez em quando dar um pontapé por trás.

Procuro olhar mais pelo lado positivo. Paulo Rubem foi eleito sem gastar nem um décimo do que qualquer outro candidato eleito deputado federal pelo PT. Eles não tinham adesivos nem para usar no dia da eleição. Circulei por Jaboatão toda, e não vi nada dele além dos santinhos que Roberto mandou fazer com o rosto dele.

Mesmo assim, foi o deputado mais votado naquele Município. Acredito que se a gente tivesse sabido usar a nova legislação teríamos ali garantido a eleição de Roberto. As pessoas me pediam o número de Paulo e Roberto quando eu estava na porta dos colégios eleitorais, porque eu era um dos poucos ali com adesivos deles.

Não vou nem falar muito das idéias que tive para utilizar nessa eleição. Mas a verdade é que a gente não acreditou que a nova legislação era pra valer. Estávamos muito bem até poucos dias atrás. E perdemos a eleição na semana passada e principalmente ontem.

A nova Legislação Eleitoral é boa. Venceu quem soube utiliza-la de forma inteligente. E quem ficou de fora precisa aprender a ouvir para poder vencer na próxima.

"A luta continua companheiro. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima", Roberto Leandro.

Nenhum comentário: