20.8.04

Jornalista

Qual a grande característica dos advogados?

Não sei.

Mas para mim a grande característica dos jornalistas é a dificuldade para assumirem os seus erros. A coisa mais comum do mundo é o cara jurar de pé junto que a palavra se escreve daquele jeito... Até que dá com os pés na água quando chega na página certa do dicionário e vê a palavra errada (já que escrita corretamente).

Eu quero fazer mestrado nessa coisa de regulação do Jornalismo por essa necessidade mesmo que sinto desde os meus parcos meses de Folha de Pernambuco e dos idos tempos de Jornal do Commercio de chacoalhar o cara com força e gritar "meu irmão se ligue por mais que sua visão seja abrangente ainda vai ter mais coisa para olhar e você sempre vai estar sendo quadrado". Esse tema voltou à minha mente depois de um comentário que fiz no site de Syl e de uma resposta que achei intrigante de Cris (também não sei quem é?).

Estava fazendo meu estágio de editor na Folha de Pernambuco. Já tinha levado o famoso grito: "Você tem que aprender a mentir!" (é real, teve testemunhas, na Sala de Fotografia da Folhinha). Ainda não tinha começado a selecionar a minha substituta (desde aquele tempo sabia escolher bem, Conceição é uma boa repórter de Política hoje em dia. É amiga de Érica). Meu editor viajava o tempo todo e eu era pauteiro, repórter e editor (o caderno de Interior ficava sendo somente eu mesmo). Nesse dia tinha até conseguido uma boa matéria porque geralmente não tinha contato nenhum e acabava aproveitando qualquer release merda que aparecia na redação, na melhor das hipóteses as sugestões do pessoal da Rural. Gildson Oliveira chegou no fim do expediente achou a página fraca e resolveu usar seu dom de escritor...

Thiago Soares me recebeu no dia seguinte com uma expressão fechada: "O que porra foi aquilo Eduardo?". Acho que foi a única vez que ele me chamou assim e que poucas vezes depois vi o cara falar palavrão. Meu editor tinha inventado uma matéria cujo título em seis colunas era "Hoje é Dia de São José" (errado) e que começava com fecha parênteses. Por sinal acho que é uma coisa inédita um texto iniciado por ). Claro que ele não apareceu. Eu passei o dia revoltado, mas fiz o caderno circular com uma nota bem maior do que a sugerida pelo diagramador. Quando a página estava diagramada Robson Sampaio me deu os parabéns. Me lembro desse momento até hoje porque o colunista com certeza sabe como foi difícil para Gildson saber da merda que fez. Mas ele fugiu.

Reparação é obrigação. Se gastou uma semana para fazer a foto da denúncia, tem que quebrar a cabeça para fazer uma foto tão boa da reparação, nem que seja durante duas semanas (ou três). E botar lá na capa. Indenização por danos morais é um direito. E tem gente que precisa ser proibido de atuar como jornalista (assim como tem médico também que já provou que não tem condições de exercer a profissão).

Uma reportagem matou um ajudante do meu mecânico (acusado de ser estuprador pela mulher que tinha era levado gaia) e eu nem consegui colocar essa história no meu vídeo de formatura. Mas as coisas vão melhorar. Leiam o blog do Centro Luiz Freire: www.ombudspe.blogger.com.br. Ivanzinho tem umas sacadas boas.

Nenhum comentário: