4.8.04

QUANDO CONCEITOS DEIXAM DE SER SLOGANS ELEITORAIS E SE TORNAM DIRETRIZES CRÍTICAS DE GOVERNO

Por: Bernardo Jurema

Na campanha de 2000, as grandes promessas do então candidato João Paulo Limae Silva eram: a inversão de prioridades, a radicalização da democracia e a melhoria da qualidade de vida da maioria da população.As grandes ações da Prefeitura no decorrer desses últimos quatro anos foram inequivocamente voltadas para a periferia e setores historicamente marginalizados dos processos de desenvolvimento da nossa cidade.Pela primeira vez, o grande beneficiário do poder público não foram as classes média e alta.

As mortes por quedas de barreiras, drama que repetidamente assolava as periferias a cada inverno, foram praticamente extintas através do Programa Guarda-Chuva, que institucionalizou a presença constante e sistemática do poder público nos morros durante todo o ano, e não apenas quando chove.A questão de moradia foi finalmente tratada de forma séria e humana, com a retirada da população de Condições precárias, como as palafitas de Brasília Teimosa ou da beira do Capibaribe na Torre e naMadalena, assim como osmoradores da Ponte do Limoeiro e os das barreiras dosmorros. Essas pessoas receberam uma bolsa da PCR para alugar uma moradia provisória, aprenderam uma profissão, construíram a própria casa, recebendo um salário, e foram inclusos nos programas sociais dos governos municipal e federal. Os filhos passam a receber a Bolsa Escola, uma das maiores do Brasil graças ao complemento da Administração Local, além de receberem farda, sapatos, material escolar.

Hoje, 500 mil famílias na cidade são atendidas pelo Programa Saúde da Família (em 2000 eram 93 mil pessoas apenas!). A merenda escolar passou a ser servida também nas férias. Isso se chama inclusão social.Nunca esta cidade contou com tanta participação popular. Através doOrçamento Participativo, mais de R$ 55milhões foram aplicados em obras que atendem a pleitos das comunidades,decididas e discutidas por elas mesmas. Esse mecanismo decisório fortalece a sociedade civil organizada, mune os oprimidos de mecanismos de influência na tomada de decisões do poder público, educa a população politicamente e acaba com o paternalismo.Não significa que a cidade como um todo tenha deixado de ser beneficiada:- O Serviço de Atendimento Médico de Urgência - SAMUatende com qualidade toda a população;-Também existem agora as Academias da Cidade, que atendem milhares de cidadãos em vários bairros, valorizando o espaço público coletivo, e melhorando a saúde de todos com a orientação de profissionais de medicina,educação física e nutrição;- A Praça de Boa Viagem foi revitalizada e organizada;a praça Euclydes da Cunha, projeto de Burle Marx, em frente ao Internacional, teve seu projeto original recuperado;- A orla de Boa Viagem agora conta com banheiros públicos de qualidade;- A Rua da Aurora vai ganhar uma área de lazer inédita no Centro.

Mas a grande marca dessa gestão é a coragem e a ousadia de se enfrentar interesses poderosos e bastantes arraigados no âmbito do poder público, acostumados a terem suas demandas atendidas. - A retirada do Recifolia, acatando um anseio da população de Boa Viagem, apesar da forte pressão de setores da imprensa e do empresariado locais, é prova disso.O disciplinamento da construção civil dos bairros do Derby até Apipucos, impondo limites para conter a especulação imobiliária eo adensamento populacional e a conseqüente deterioração da qualidadede vida da populaçãoque vive nesses bairros, foi levado adiante apesar da pressão do setor imobiliário, que queria ver seus interesses privados prevalecerem sobre os interesses do bem-estar da coletividade.

A regulamentação do transporte público - o transporte clandestino das kombis desrespeitava direitos elementares da população:- idosos e deficientes não entravam gratuitamente;- estudante não pagava meia;- motoristas e cobradores não tinham direitos trabalhistas básicos, além de causarem transtornos e acidentes no trânsito e não pagarem impostos e multas. No entanto, era uma categoria mobilizada politicamente e nenhum administrador tinha tido a coragem de enfrentá-los.João Paulo teve, incorporando os ex-kombeiros ao transporte complementar, onde os direitos são respeitados e localidades que nunca antes tinham tido o transporte público agora passaram a ter, de forma organizada, planejada e respeitando os direitos dos trabalhadores e usuários do sistema.A inversão do trânsito de Boa Viagem foi uma solução simples, criativa e relativamente barata para o problema crônico e acumulado, e nunca antes enfrentado, dos engarrafamentos da Zona Sul.

A administração enfrentou a pressão dos setores mais reacionários, negociou com representantes da sociedade civil, e levou adiante o projeto que hoje conta com amplo apoio, inclusive daqueles que se opuseram à idéia inicialmente.Tudo isso nos mostra que inversão de prioridades, radicalização da democracia e melhoria da qualidade de vida da maioria dapopulação não são, para essa gestão, meros slogans eleitorais; constituem a diretriz política da atuação dos nossos administradores.Reeleger o Prefeito João Paulo é imprescindível para que este trabalho sério, ousado e sem precedentes se consolide e gere mais frutos para toda apopulação da nossa cidade.

Nenhum comentário: