13.5.05

Serviço Público

Estou pensando em fazer concurso para Gestor Público do Estado. Faz parte da minha raiva da "politização" (mal feita até em termos eleitorais) dos cargos da Prefeitura do Recife. E da luta contra a total falta de valorização do Serviço Público.

Meu cunhado, quando falei isso, respondeu com aquele típico sorrizo: "é, concurso público virou uma alternativa econômica". Eu não respondi na hora, mas estou vindo fazer essa discussão aqui. É que depois de muitas horas de trabalho na Assembléia Legislativa fico mesmo sem muita reação para algumas coisas.

Poxa, o quanto já fui crítico de gente como meu sogro que prefere estar na condição de professor e pesquisador (um tanto não remunerado por essa segunda função) na Universidade Federal de Pernambuco, a enfrentar os desafios e as falta de desafios do mercado de Educação Particular.

É uma luta. Tem suas vantagens. Mas é incrível o quanto é uma minoria que luta e faz algumas coisas funcionarem. Julia sempre disse, por exemplo, que no Departamento de Psicologia da Federal ninguém faltava aula por motivo banal e tal. O contrário do Centro de Artes.

Mas já passou um professor, em recente concurso público, para dar o mal exemplo de falta de compromissos com a Educação. Cupim, hoje em dia, acaba até madeira dura! Ela não critica, mas eu acho que a gente tem dar o exemplo trabalhando sério e também exigindo que os outros tenham postura semelhante. De repente, o silêncio dela pode até ser mais eficiente que meu esperneio.

A verdade é essa. Todo mundo já disse, mas a maioria faz questão de não ouvir. Quem não disputa as instâncias de Poder está cedendo. E no nosso caso dificilmente vai estar deixando para alguém que queira fazer algo em prol de uma maioria.

O PSDB fez muito bem em criar o cargo de Gestor Público Federal. Responde a uma demanda da Sociedade, de se despolitizar algumas funções na máquina administrativa. Jarbas realmente mantém alguns burocratas, que sabem tocar as coisas nos segundo e terceiro escalões. E se o PT continuar se fechando vai perder (como diz Paulo Rubem) os 20 anos de investimento para se criar um projeto de País.

Bom fim de semana!

Nenhum comentário: